Fisioterapia nas pessoas mais idosas

Introdução

O tratamento de fisioterapia para pessoas mais velhas é um desafio pois muitas vezes o paciente apresenta diversas patologias concomitantes tais como músculo-esqueléticas, neurológicas, respiratórias, e por aí vai.

Além do conhecimento e experiência em várias vertentes da Fisioterapia, o tratamento para idosos exige habilidade para deixar o paciente motivado e também aptidão e gosto para ouvir os pacientes, que muitas vezes passam muito tempo sozinhos e sentem necessidade em conversar.

Portanto, o fisioterapeuta que trabalha com pessoas mais velhas provê uma atuação biopsicossocial para garantir um tratamento holístico, centrado no paciente.

Princípios Fundamentais da Fisioterapia em Idosos

  1. A incapacidade deve ser encarada como resultado de uma patologia ou lesão, e não da idade.
  2. Os sistemas do corpo tem sua eficiência diminuída conforme o corpo envelhece mas, ao longo da vida, os sistemas devem ser usados a sua máxima capacidade para que o indivíduo obtenha a melhor qualidade de vida possível.
  3. O Fisioterapeuta tem o papel essencial em ajudar o paciente a usar os sistemas corporais necessários a fim de alcançar o máximo possível de independência e mobilidade.
  4. Quando nem a melhora da condição nem a manutenção da mobilidade funcional são possíveis, o Fisioterapeuta deve concentrar o tratamento em manter o paciente confortável e sem dor.
  5. Prevenção de desenvolvimento de problemas futuros através de promoção de hábitos saudáveis (exercícios).

Habilidades Essenciais para Fisioterapia Geriátrica

Idosos costumam apresentar problemas músculo-esqueléticos, cardiovasculares e neurológicos na maioria dos casos, não sendo raro apresentarem mais de uma patologia, o que demanda do Fisioterapeuta conhecimento em diversas áreas.

O Fisioterapeuta que trabalha ou pretende trabalhar com pessoas de mais idade deve se especializar no mínimo nas áreas citadas acima.

Em casa ou na clínica?

O local do tratamento deve ser escolhido em função de vários fatores tais como:

  • É possível (e fácil) para o paciente deslocar-se a uma clínica?
  • Onde o paciente vai se sentir mais confortável?

Leia o post sobre os benefícios da Fisioterapia ao domicilio.

Deixe um comentário